Rádio Dina Fm
Publicidade
Publicidade
Douradina/PR
Min.
Máx.
Primeira fase do vestibular 2020 da UEL acontece no domingo
18/10/2019

Mais de 22,5 mil candidatos de todo o País iniciam neste domingo (20) o Vestibular 2020 da UEL. Nesta primeira fase do concurso é aplicada uma prova de composta por 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais sobre as disciplinas que constam da grade do Ensino Médio. Pela primeira vez, o vestibular será realizado em três cidades do Paraná – Londrina, Curitiba e Cascavel.

Os portões serão abertos às 13h20 e a prova começa pontualmente às 14 horas, com duração máxima de quatro horas. A UEL oferta 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), totalizando 3.145 vagas.

Só em Londrina serão 18 locais de provas distribuídos entre os Centros de Estudos, no Campus da UEL, universidades e escolas locais, PEL I, II e o Creslon. Curitiba terá dois locais e Cascavel, um. Ao todo serão utilizadas 694 salas. Farão a prova da primeira fase em Londrina 19.604 candidatos, em Cascavel 572 e outros 2.417 em Curitiba.

No Campus da UEL as provas serão aplicadas em oito centros, atendendo 6.962 candidatos em 237 salas. Cerca de 2,5 mil pessoas, entre fiscais e monitores, além de agentes externos deverão trabalhar no domingo para garantir aplicação da prova com segurança.

Os candidatos devem comparecer com uma hora e meia de antecedência, levando documento oficial com foto (válido) e o Cartão de Inscrição impresso, com foto 3x4 colada no local indicado. O cartão já está disponível no site da Coordenadoria de Professos Seletivos (Cops) – www.cops.uel.br. Além dos documentos obrigatórios, é necessário levar lápis grafite preto ou lapiseira, borracha e caneta esferográfica com corpo transparente e carga de cor preta ou azul-escura.

ORGANIZAÇÃO - Com o objetivo de discutir a logística de transporte e segurança na primeira fase do vestibular, a equipe da Cops se reuniu nesta quarta-feira (16) com representantes da Polícia Militar, Companhia Municipal de Urbanização (CMTU), Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e com servidores da Prefeitura do Campus (PCU) da UEL.

No domingo, o trânsito em direção ao Campus Universitário da UEL se dará pela Avenida Castelo Branco. A entrada poderá ser feita pelo Centro de Ciências Humanas (CCH), Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU) e pelo portão localizado no Jardim Columbia, nas proximidades da Agência de Inovação (Aintec). Agentes da CMTU e o efetivo da Polícia Militar vão orientar o trânsito nas imediações do Campus.

PROVA - A prova de Conhecimentos Gerais é composta por 60 questões objetivas sobre Biologia, Física, Química, Sociologia, História, Filosofia, Geografia, Matemática e Artes. “O candidato deve ler e interpretar as questões para além do conhecimento do ponto de vista do conteúdo. O objetivo é, como o próprio nome diz, avaliar os conhecimentos gerais do candidato”, explica a coordenadora da Cops, Sandra Garcia.

Serão avaliadas as habilidades de leitura e interpretação dos candidatos. A diretora ressalta que é preciso perceber que a aprendizagem desenvolvida ao longo da vida acadêmica não é estanque, portanto, não fica isolada em disciplinas estudadas, pois perpassam o cotidiano na vida em sociedade. “A prova requer do candidato a habilidade de ler e interpretar cada questão e relacionar aos conteúdos estudados, fazendo relações entre eles”, acrescenta Sandra.

Além da descentralização da primeira fase do Vestibular 2020, outra novidade é a oferta de dois novos cursos de graduação, Nutrição e Biotecnologia. Cada um dos cursos registrou a concorrência de 10,55 candidatos por vaga.

PROCEDÊNCIA - Do total de candidatos inscritos (22.594), 14.964 são do Paraná, 7.189 deles de Londrina. O segundo estado com mais candidatos é São Paulo, totalizando 6.531 inscritos, e outros 1.099 candidatos dos demais estados. São 1.410 treineiros, estudantes que fazem o vestibular como experiência, uma vez que não deverão concluir o Ensino Médio até a data de matrícula.

PLANTÃO DE ATENDIMENTO - Em Londrina, o Plantão de Atendimento da Cops será domingo (20), das 8h30 ao meio-dia, na sede da Coordenadoria, localizada no Campus Universitário. Em Curitiba e Cascavel, os candidatos deverão procurar, caso seja necessário, a coordenação dos locais de provas, somente a partir das 13 horas. O Plantão de Atendimento atende casos de extravios de documentos.

Cronograma do Vestibular 2020

Primeira fase
20/10 - Prova de Conhecimentos Gerais com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
20/10 - Gabarito Provisório, após as 20 horas
08/11 - Resultado da primeira fase, às 17 horas

Segunda fase
01/12 - Provas de Línguas, Literatura e Redação
02/12 - Conhecimentos Específicos
03/12 - Habilidades Específicas

13/01/2019
Resultado ao meio-dia, no site da Cops

Fonte: AEN
21:00 as 21:00
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua Anchieta 428 - Douradina/PR
Ligue agora
(44) 3663-1963
Horário de atendimento
08:00 AS 19:00 HS